quinta-feira, 22 de julho de 2010

o filtro de água

minha irmã ficou tão feliz que minha mãe comprou um filtro.
caramba !
isso a fez sentir o afago de viver num lar afável
estou chocada.
não
não pela sensibilidade dela
afinal, sim
eu sei que pequenas coisas são deveras vezes tocantes
mas me impressionei com nossa divergência em temas emotivos
posso explicar
minha preocupação é com minha falta de ninho
não!
tô falando tudo errado
tenho uma ótima família
mas acho que construo barreiras
quando depende de mim
em favorecer uma situação familiar digna
nossa
tá difícil
eu tenho dignidade.
não é isso
mas talvez,
tenha criado um cascudo
não igual meu peixe cascudo do aquário gigante da sala de quando eu tinha meus 5 anos ..


vou explicar do avesso
uma das melhores lembranças que tenho de afago familiar
era
acordar na vó com o sol na janela da cozinha
ou chegar pra durmir na vó e pedir "pipoca doce, vó"
ou fechar uma tarde de costura na vó com chave de ouro,
ou seja, com bolo de cenoura com cobertura de chocolate.
ou ainda,
durmir com as amiguinhas e acordar com o café preparado pelo papi
ou ir dormir com a garganta inflamada
mas sem escovar os dentes, porque mami fazia uma leite mágico
que devia ser tomado já deitadinha
(ou seja, desculpa para não levantar pra escovar os dentes)

e mesmo amando lembrar disso tudo
acredito que se eu tiver filhos
eles não saberão o que é um leite mágico


será?
na verdade
minha fala está carregada, de alguma forma,
de toda essa pressão
a pressão moderna
dessas que as mulheres da minha geração conhecem
pois sabem que vão ter
uma marca preferida de quitutes pré-parados
e que só precisam ir para o microondas,
e os chás de saquinho para resfriados, a escolher
nas gondôlas lotadas de opções milagrosas nas filas enormes das famácias cheias
no início do inverno
ou ainda que tomaremos café no meio do caminho para o trabalho.

tô achando que não vou levantar a bandeira de protesto
porque vai ser assim mesmo
os tempos mudam,
e as pessoas mudam de comportamentos o tempo todo


mas minha irmã não...
não estou dizendo que ela é tradicional e eu não
que ela vai assar bolos para as crianças e eu não
(mas a probabilidade disso acotecer é bem alta)
ou ainda
que ela proteste contra o fim da linha
que impõe essa nova conduta feminina de microondas
e eu simplesmente aceito

descorro sobre pressão feminina pois somos irmãs
mas se fossémos caras, falaria da masculina também
afinal, hoje meu pai prepara uma vitamina maravilhosa,
é só pedir,
ele faz na hora
mas meu marido vai fazer?
os tempos mudam
e as pessoas mudam de comportamento o tempo todo


sim, foi o filtro que instalou essa questão gigante

acredito na beleza intocável das coisas invisíveis das pessoas.
na mágica de uma palavra
de um momento compartilhado
com aquele amigo do colégio que foi morar em são carlos.
acredito
acredito
nos detalhes que fazem toda a diferença
e que somos míseros humanos incapacitados de compreender
o propósito de um estalo espontâneo em querer dizer coisas
de buteco no banco da igreja
(isso foi só uma figura de linguagem
e apesar dos meus textos serem autobiográficos
naõ vivi essa cena na igreja, ainda, até hoje não)

pois é,

eu
ainda assim, toda sensível,
acho que não sou o suficiente para dizer não a tanta modernidade.
bom, acho que expliquei

quer dizer..não sei se expliquei, mas creio que extendi as possibilidades de questionamentos

e nessa onda toda,
sabe o que descobri?
você não me vale a pena
que pena
"tudo vale a pena
se a alma não for pequena"
se
se
se
.


4 comentários:

  1. to surpreso...
    curti o post, garota educda e gente boa!
    bjos...

    ResponderExcluir
  2. Está aí um texto que eu gostaria de ter escrito.
    E que coisa, não? Algo que para outra pessoa poderia passar despercebido gerou toda essa reflexão! Bendito filtro!

    E lá no começo você citou de uma barreira. Acho que ao longo dos anos eu fui impondo essa barreira com minha família, ao ponto de me sentir uma estranha no ninho, manja? Mas ainda assim vou assar bolos para as crianças! Ü

    Sim, os tempos mudam e as pessoas mudam de comportamento o tempo todo. Não sei quem eu serei daqui 10 anos, mas sei que vou ser diferente dessa Laíne. Muito ou pouco, pra melhor ou pior, isso ou aquilo? Daqui 10 anos a gente descobre!

    Sabe o que é? Esse texto acabou fazendo bastante barulho na minha cabeça e comecei a pensar em millhares de coisas!

    ResponderExcluir
  3. Realmente, também acredito no poeta, tudo vale a pena. Casulos, nós mesmos os fazemos. Mas, também somos nós os responsáveis por quebrá-los, por perceber o momento certo de deixar nossa borboleta voar por ai, livre de tudo aquilo que até então a pressionava. Acho que vale a pena tentar, principalmente quando havia um elo que nos fazia compartilhar das mesmas lembranças, claro que com diferentes olhares, mas ainda sim, as mesmas.

    Sobre o moderno, também o acho muito atraente, mas hj entendo que muitas vezes é traiçoeiro. Acho q vale a pena guardar um pouco do artesanal!

    ResponderExcluir
  4. Gente, amei os comentários maravilhosos de vocês!
    Pessoas tão especiais na minha vida :)

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails